Por Thiago Ribeiro

Desde que colocamos a Soul Social – Ideias e Projetos para rodar, no início de maio, foram submetidos diretamente à plataforma algumas dezenas de “projetos” por pessoas interessadas em captar recursos pelas redes sociais.

Infelizmente 90% das submissões não passavam de ideias pouco acabadas e ainda muito cruas para se tornar um projeto viável, factível e atrativo, no curto prazo.

Tendo em vista essa realidade, julgamos pertinente tratar, mesmo que de modo breve e pouco aprofundado, do tema da elaboração de projetos voltados ao crowdfunding.

Os projetos de crowdfunding de fato têm o mesmo início de qualquer projeto e devem, de modo geral, cumprir algumas premissas e responder a algumas questões básicas, antes de serem submetidos ao crivo das pessoas a que se acredita irá financiá-lo.

Nesse sentido, o projeto é uma ferramenta de ação que delimita uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação e prazos de execução. Ao elaborar um projeto, o pensamento está direcionado para o futuro. São ações a serem implantadas, objetivos a serem atingidos, recursos a serem captados e resultados que se quer alcançar. Tudo remete a um tempo que há de vir. Um tempo que deve ser claro e delimitado.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, um serviço ou resultado exclusivo e deve responder a 6 questões básicas, quais sejam: QUEM, O QUÊ, POR QUÊ, COMO, QUANDO E QUANTO.

QUEM – Identifica o proponente do projeto;

O QUE – Consiste em definir objetivos e ações;

POR QUÊ – Justificativa para o trabalho;

COMO – Se refere à metodologia, competências, pessoas envolvidas;

QUANDO – Diz respeito ao tempo e ao espaço em que se desenvolverá o projeto; e

QUANTO – Por sua vez, define recursos financeiros necessários para a execução.

Quando o projeto está tecnicamente estruturado e consegue convencer às pessoas que é tanto viável, quanto factível, o desafio se volta para como deixa-lo atraente aos internautas e aos demais apoiadores.

Para os projetos de crowdfunding é preciso uma comunicação mais direta e mais rápida, sem se prender tanto às questões técnicas, mesmo que essas estejam acessíveis por um link ou documento anexo ao projeto em exposição na plataforma.

Os grandes motivadores, que podem conquistar apoiadores aos projetos, para além de uma boa ideia, são o vídeo e as contrapartidas.

Já tratamos da questão das contrapartidas nesse post. E, em breve, falaremos sobre técnicas e ferramentas gratuitas para produção de vídeos caseiros com o mínimo de qualidade que serão muito importantes na hora de colocar a campanha no ar.

É importante não se esquecer da importância de uma boa avaliação dos 3 primeiros pilares do CrowdfundingProponente, Projeto e Poder, para, em seguida formular um bom plano de campanha para garantir o sucesso do financiamento do projeto elaborado.

Trataremos desse e de outros temas relevantes para quem se interessa em captar recursos através das redes sociais em nossa Oficina Soul Social de Crowdfunding, que acontecerá dia 31/08 em Campinas.

Caso tenham interesse em leva-la para outras localidades, entre em contato pelo atendimento@soulsocial.com.br

Bom trabalho!

Comentários

  1. [...] post nos deteremos na análise do projeto,especialmente nos pontos em que julgamos afetar mais sua capacidade de captar recursosnesse [...]

  2. [...] Como mencionado no Mapa de Elaboração de Projetos, variáveis de tempo (prazo), equipe (recursos), abrangência (localidade) terão impacto significativo no orçamento do projeto, assim como, por exemplo, nos casos do crowdfunding, terão as taxas financeiras e as recompensas aos apoiadores. [...]

  3. [...] um Projeto ao Crowdfunding (Financiamento Coletivo) também terá suas especificidades. A primeira e mais importante é [...]

  4. [...] Especificidades dos Projetos para o Crowdfunding [...]

  5. [...] um vídeo para divulgar o Projeto no Crowdfunding é uma tarefa de extrema importância, pois um bom vídeo muda significativamente [...]

  6. [...] é a atividade mais significativa depois de sua própria execução e da elaboração de um bom projeto e um vídeo para [...]

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